Você pode não perceber, mas seus quadris servem como a base do seu corpo enquanto você se move pelo mundo.

Eles não apenas fornecem estabilidade para sua pelve e core, mas também influenciam na sua postura, equilíbrio e marcha e está diretamente relacionado ao fato de você se sentir forte ou fraco ao realizar suas atividades diárias. Ela é responsável ​​por mover a parte superior das pernas e permitem que você caminhe, suba escadas, corra, agache-se, sente-se, fique em pé e participe de quase todos os outros tipos de movimento.

Um problema nos quadris pode se manifestar verdadeiramente como dor no quadril, mas também pode se disfarçar como dor lombar, dor no joelho, na virilha ou até mesmo no ombro. Isso porque se houver algo tenso, rígido ou inflamado em qualquer um dos músculos, tendões e ligamentos ao redor dos quadris (ou se algo estiver errado na própria articulação do quadril) pode afetar vários outros músculos e articulações também.

Para entender como funcionam os quadris eu acho que é útil a gente aprender um pouquinho mais sobre ele, né? Então eu só vou citar aqui brevemente os músculos que estão associados a força e ao movimento do quadril:

  •  Glúteos;
  • Iliopsoas;
  • Quadríceps;
  • Isquiotibiais.

E a gente tem também os tendões, que estão associados ao quadril:

  • a banda iliotibial – que é um tendão longo, que se estende ao longo do fêmur – do quadril ao joelho –  então se a banda iliotibial estiver encurtada por exemplo, você pode ter ai problemas no quadril e também no joelho;
  • Tendão iliopsoas;
  • Tendão isquiático

Como você pode saber se está sofrendo de problemas no quadril?

Abaixo estão os sintomas mais comuns:

  • Rigidez do quadril, principalmente pela manhã ou após períodos de descanso;
  • Dor e sensibilidade no quadril;
  • Dor ao sentar, ao levantar da posição sentada ou ao subir escadas;
  • Dificuldade em caminhar ou mancar ao caminhar;
  • Dor na região da virilha;
  • Dificuldade para dormir no quadril;
  • Inchaço na região do quadril; calor ou vermelhidão ao redor do quadril;
  • Dor ao mover a perna para fora ou para trás do corpo.

Para se manter ativo e sem dor, é fundamental aprender mais sobre seus quadris e o que você pode fazer para cuidar deles.

Uma coisa que é importante falar aqui, é o quanto que a nossa qualidade de vida está relacionada a saúde do nosso quadril, só que qual que é o nosso maior desafio, principalmente nos dias de hoje?

O fato da gente passar horas e horas sentado!

Quando a gente fica sentado por longos períodos de tempo, além da gente aumentar o risco de uma série de doenças, então por exemplo: obesidade, doenças cardiovasculares, síndromes metabólicas e etc, a gente exerce também uma pressão muito grande sobre os quadris, que pode provocar dores e problemas de mobilidade ao longo do tempo.

Basicamente, quando a gente fica muito tempo sentado, a gente afeta os quadris de 3 maneiras:

  • A gente enfraquece os glúteos, então é como se eles ficassem mais frouxos sabe? E essa musculatura é muito importante porque a gente precisa dela pra mover os quadris, então quando os glúteos ficam fracos, eles não fazem o trabalho deles digamos assim, então são os músculos da parte inferior das costas, ou seja, da lombar, que têm que ralar, só que essa musculatura ela não é feita para esse tipo de atividade, a função dela é outra: dar suporte e estabilidade ao core, portanto, quando os glúteos estão fracos e os músculos da região lombar precisam intervir, o resultado pode ser dores na região lombar.
  • O fato de ficar muito tempo sentado favorece o encurtamento dos flexores de quadril, que são os músculos e tendões que ficam na frente do corpo,  então eles são importantíssimos tanto para ajudar a flexionar e dobrar o quadril, por isso, se eles estão encurtados, significa que a musculatura da lombar vai ter que fazer o trabalho também e o resultado disso é mais dor nas costas, e também pra manter nossa postura, porque se eles estão encurtados, eles vão puxar a pelve para a frente, concorda? Nesse caso, o que que vai acontecer? Sua barriga vai ser levada a frente, então com isso você pode mudar seu centro de gravidade e também criar uma postura totalmente errada, porque com essa inclinação você vai criar um excesso de curva na lombar, e isso de novo falando, pode causar mais dores nas costas e no quadril.

  • Outro ponto negativo também de ficar sentado por muito tempo é que você diminui a flexibilidade dos isquiotibiais, que é aquela musculatura na parte de trás das pernas, com isso você favorece uma posição mais encurtada e consequentemente eles se tornam menos flexíveis e são menos capazes de te ajudar a mover os quadris.

Agora, além dessa questão de ficar muitas horas sentado, há outros fatores também que podem causar essa dor no quadril,  por exemplo: Artrite, bursite, fraturas, lesão labral, síndrome da banda iliotibial, encurtamento muscular, síndrome do piriforme, ciático,  tendinite, e por ai vai.

Felizmente, existem alguns exercícios simples de fortalecimento e alongamento para manter a flexibilidade, que podem ajudar a manter os quadris trabalhando em um nível ideal, ao mesmo tempo que reduzem o risco de lesões e aliviam qualquer dor que já exista.

Para você que busca resolver os problemas relacionados ao seu quadril, venha ver a solução, aqui!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *