O tendão de Aquiles é uma grande faixa de tecido fibroso que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar.

Este tendão é o maior e mais forte tendão do corpo, o que o torna muito suscetível a lesões. Essas lesões podem resultar em dor e inflamação na parte posterior do calcanhar e a consequência disso é clara: dor ao caminhar, correr ou se mover em uma amplitude completa de movimento.

Se você notar dor na parte de trás do calcanhar, pode ser uma lesão de Aquiles, dai é sempre uma boa ideia ir a um médico e um fisioterapeuta de sua confiança para avaliar se há realmente lesão ou não e determinar a estratégia de reabilitação certa para você. 

Existem várias lesões que são comuns ao tendão de Aquiles:

1. Ruptura parcial do tendão de Aquiles: podem ser rupturas pequenas que a gente chama de microrrupturas, ou  pode ser uma ruptura mais consideraval, mas ainda dentro do que a gente chama de parcial, e essa lesão pode resultar em dor, inchaço e inflamação na parte posterior do calcanhar ou até mesmo na perna.

2. Ruptura total do tendão de Aquiles: é aquela situação em que o tendão realmente se separa. Você pode ouvir um som de estalo e depois aparecer uma dor elevar a um processo inflamatório.  Nesses casos normalmente requer cirurgia.

3. Tendinite de Aquiles: resultado de atividades prolongadas, então por exemplo caminhar, correr, pular, esses tipos de atividade, porque essas atividades podem gradualmente inflamar o tendão, e ai a consequência disso é dor e rigidez.

Neste post eu compartilho com vocês alguns exercícios e alongamentos que podem ajudar a aliviar essas lesões, mas sempre verifiquem com um profissional de sua confiança antes de fazer esses ou qualquer outro exercício, pra voce ter certeza de que eles são seguros para sua lesão específica.

1- Panturrilha com uma única perna inferior Usando os dois pés, fique na ponta do pé. Levante a perna saudável do chão para ficar de pé sobre a perna afetada. Usando apenas a perna machucada, abaixe lentamente o calcanhar de volta ao chão. Coloque os dois pés no chão e repita o movimento. Faça 3 séries de 10 repetições.

2- Equilíbrio em uma perna Equilibre-se na perna machucada. Execute 1 série de 3 repetições. Mantenha a posição por 30 segundos.

3- Alongamento da panturrilha Coloque as duas mãos na parede à sua frente e dê um passo para trás com a perna afetada. Estique a perna de trás. Dobre o joelho da frente. A intensidade do alongamento deve ser leve. Execute 1 série de 3 repetições. Mantenha a posição por 20 segundos.

4- Alongamento de Aquiles Repita a postura anterior, mas desta vez destrave o joelho de trás. Você deve sentir o alongamento mais em direção ao calcanhar e no músculo inferior da panturrilha. A intensidade do alongamento deve ser leve. Execute 1 série de 3 repetições. Mantenha a posição por 20 segundos.

Esses movimentos ajudarão a fortalecer os músculos ao redor do tendão de Aquiles e alongar a área para melhorar a mobilidade e favorecer a cura. 

Espero que esses exercícios sejam úteis e tragam algum alívio para a sua lesão do tendão de Aquiles.

Fique a vontade para fazer seu comentário aqui em baixo, vou adorar saber um pouquinho mais sobre você!! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *