Cerca de 1 milhão de fraturas ósseas ocorrem todos os anos no Brasil – com tanta frequência que são consideradas lesões “comuns”. Para quem já teve um osso quebrado, no entanto, não parece uma ocorrência comum e a recuperação pode ser um desafio.

O maior problema geralmente é o tempo que leva. A maioria dos ossos precisa de 4 a 16 semanas para cicatrizar, dependendo da gravidade da fratura, da localização da lesão e da idade e saúde geral do paciente. A boa notícia é que as complicações são raras, mas durante o tempo de cura, a qualidade de vida pode ser prejudicada.

Se você quebrou o braço por exemplo, terá dificuldade em fazer atividades diárias simples, como pentear o cabelo, carregar suas coisas para o trabalho, andar de bicicleta ou cozinhar uma refeição. Se você quebrou a perna, vai achar que caminhar, dirigir e se exercitar será extremamente desafiador. Mesmo que você tenha acabado de quebrar o polegar, terá que fazer vários ajustes ao longo do dia enquanto a fratura cicatriza.

A maioria dos pacientes quer saber uma coisa: quanto tempo isso vai durar? Felizmente, existem algumas etapas que você pode seguir para garantir que sua fratura cicatrize o mais rápido possível.

Como um osso cura?

Depois que um osso é fraturado, há um processo pelo qual ele passa para se reparar. Este processo envolve três etapas:

Inflamação

Este é o estágio em que o sistema imunológico começa a trabalhar no problema. A inflamação começa imediatamente após a lesão, as células imunológicas se aglomeram no local e iniciam os processos reparadores. 

Geralmente, há sangramento e coagulação do sangue no local da fratura, com isso a área pode parecer inchada e vermelha. Esse estágio geralmente dura de 1 a 7 dias e ajuda a fornecer a estrutura inicial e a estrutura na qual o novo osso será construído.

Produção Óssea

Durante esta fase, o corpo começa a reconstruir o osso. Primeiro, ele deposita tecido fibroso sobre as áreas de coagulação do sangue e forma um “calo mole”, que é feito de colágeno e se desenvolve ao redor da fratura. Geralmente começa nas bordas e gradualmente se move para dentro.

Com o tempo, o corpo adiciona minerais a esse calo pra criar um calo duro, que é outro nome para osso. Essa parte do processo geralmente começa cerca de 2 semanas após a fratura inicial e continua até que o osso esteja quase curado, o que pode levar de 4 a 16 semanas.

Remodelação Óssea

Uma vez que o novo osso é formado, o corpo atua como um escultor, moldando-o e esculpindo-o até que se pareça o mais possível com sua forma original. Células especiais quebram qualquer osso extra e ajudam o novo osso a se tornar mais compacto. A circulação sanguínea também melhora na área. Este estágio pode levar muito tempo, de vários meses a vários anos após a lesão.

5 coisas a evitar durante a cura

Se você deseja que sua fratura cicatrize o mais rápido possível, é melhor evitar qualquer atividade que possa retardar o processo. 

1. Pressa para retornar suas atividades diárias

Pode ser tentador forçar sua recuperação. Você quer voltar para sua vida, e esse osso quebrado está te atrasando. Mas, se você se apressar para se movimentar antes que o osso esteja pronto, no entanto, você pode atrasar várias semanas ou mais. Siga as instruções do seu médico e mantenha o osso imóvel pelo tempo que for necessário.

2. Continuar com hábitos pouco saudáveis

Fumar e beber muito álcool podem atrasar a cicatrização de um osso quebrado. Fumar danifica os pequenos vasos sanguíneos e pode bloquear o fluxo sanguíneo, o que pode privar o ferimento dos nutrientes que ele precisa para reparar. O álcool também aumenta a inflamação e promove a perda óssea.

3. Consumir muita cafeína

A cafeína pode interferir na quantidade de cálcio que você absorve dos alimentos e suplementos e os ossos novos precisam de cálcio. Os estudos sobre cafeína e saúde óssea são mistos – alguns mostram que beber muito café aumenta o risco de fraturas. No entanto, os estudos mais recentes não mostram efeito do consumo de cálcio nos ossos.

Embora seu osso esteja frágil e se recuperando sozinho, no entanto, é mais seguro evitar consumir muita cafeína – quatro xícaras de café por dia pode ser muito – ou pelo menos certifique-se de que está ingerindo cálcio suficiente.

4. Consumir muito sal

Muito sódio em sua dieta também pode afetar negativamente a cicatrização óssea, roubando o cálcio do seu sistema. Em um estudo de 2008, os pesquisadores estudaram a ingestão de sal e cálcio em mulheres na pós-menopausa e descobriram que a ingestão moderadamente alta de sal causou um aumento significativo na quantidade de cálcio excretado (não utilizado) na urina.

Em um estudo posterior, os pesquisadores descobriram a mesma coisa – a excreção urinária de fósforo, cálcio e potássio aumentou com o aumento do sódio. Outros estudos mostraram resultados mistos, mas enquanto a fratura está cicatrizando, pode ser melhor reduzir o sódio.

5. Deixar de pedir ajuda

Depois de uma lesão, pode ser difícil pedir a ajuda de que você precisa, mas se não pedir, pode acabar se esforçando demais, o que pode atrasar a cura. Siga as instruções do seu médico e entre em contato quando precisar de ajuda até se recuperar.

5 maneiras de ajudar a acelerar a cura de ossos quebrados

Sempre que seu corpo precisa se curar, ele vai precisar de nutrientes e energia adicional para fazer esse trabalho. Abaixo estão cinco dicas que podem te ajudar a aumentar ambos.

1. Coma mais desses tipos de alimentos

Os nutrientes certos são essenciais para uma cura ideal. É melhor seguir uma dieta geral saudável como sempre, mas enquanto você está se recuperando, concentre-se nestes itens:

  • Alimentos ricos em cálcio: osso novo precisa de cálcio , então adicione mais laticínios, se você não for sensível a eles então dê atenção aos vegetais verdes, sementes, frutos do mar, figos, amêndoas e brócolis.
  • Proteínas magras: As proteínas constituem os blocos de construção do novo osso, então você precisa ter certeza de que está recebendo o suficiente. As proteínas também ajudam a estimular a liberação de fatores de crescimento que ajudam a apoiar a renovação óssea. A proteína é tão importante que, se você não estiver ingerindo o suficiente, sua cura pode diminuir. Em um estudo, por exemplo, indivíduos que receberam suporte nutricional de proteína experimentaram uma melhora na cura, enquanto aqueles privados de proteína não curaram como deveriam. Portanto, certifique-se de escolher alimentos ricos em proteínas durante a cura – carnes magras, ovos, amêndoas, aveia, iogurte grego e peixes.
  • Boas fontes de vitamina K: A vitamina K é crítica para a saúde óssea. Em um estudo de 2001, os pesquisadores relataram que “há uma linha consistente de evidências de que a vitamina K pode melhorar a saúde óssea”. Opte por vegetais com folhas verdes, vegetais crucíferos, peixes, carnes, ovos, ameixas e kiwis.
  • Mais vitamina C: em um estudo de 2001, os pesquisadores deram a um grupo de indivíduos com ossos quebrados altas doses de vitamina C e a outro grupo nenhum suporte suplementar adicional. O grupo suplementado com vitamina C passou pelos estágios de consolidação da fratura mais rápido em comparação com o grupo de controle. Outros estudos mostraram resultados semelhantes, então tente adicionar mais frutas cítricas, pimentões, frutas vermelhas, brócolis, kiwis, couve de Bruxelas, repolho, melão e abacaxi na sua dieta.
  • Zinco suficiente: Assim como a vitamina C, o zinco também pode te ajudar a ter uma cura mais rápida. Estudos descobriram que o zinco administrado durante o processo de cura favorece e agiliza o processo de recuperação. Alimentos ricos em zinco incluem sementes de abóbora, chocolate amargo, sementes de gergelim, grão de bico, cordeiro e carne bovina.

2. Experimente estes suplementos

Além de uma dieta saudável, você pode se beneficiar de alguns suplementos durante este processo. Os nutrientes necessários para o reparo ósseo ideal incluem:

  • Ácidos graxos ômega-3 (óleo de peixe)
  • Vitamina B6
  • Vitamina D
  • Magnésio
  • Boro
  • Silício

IMPORTANTE: Os alimentos sugeridos nos tópicos 1 e 2 foram pesquisados através de artigos, mas não sou nutricionista, então certifique-se de que você esteja acompanhado por um, antes de tentar esses e quaisquer outros alimentos.

3. Seja disciplinado sobre seus exercícios

O exercício é extremamente importante para a sua recuperação, mas você precisa ter certeza de que está fazendo certo. Muito cedo pode impedir a cura, mas muito tarde, pode retardar sua recuperação. Consulte o seu médico e siga as instruções do seu fisioterapeuta.

Vários estudos indicaram que os exercícios podem ajudar a curar ossos quebrados mais rapidamente. Em um estudo de 2011 por exemplo, os pesquisadores descobriram que toda vez que as células em seus ossos “ficam sob carga”, o que significa exercícios onde você tem uma descarga de peso, como por exemplo: caminhar ou correr, elas liberam uma substância chamada “ATP” que ajuda a promover a cicatrização de fraturas.

A fisioterapia também ajuda a recuperar a força e a recuperar a amplitude de movimento na área lesada. Durante o tempo de cicatrização, você perderá um pouco da força muscular porque terá que manter a área imóvel. Os exercícios de fisioterapia podem ajudar a retreinar esses músculos para que você possa retornar às suas atividades regulares.

4. Escolha as opções naturais para o alívio da dor

É provável que sua lesão doa por um tempo, o que provavelmente te levará a usar analgésicos sem prescrição, como por exemplo o ibuprofeno, para o alívio. Esses medicamentos, entretanto, podem retardar a cicatrização.

Os antiinflamatórios não esteróides reduzem a inflamação ao redor da lesão. A inflamação é uma parte fundamental do processo inicial de cura. Durante esse tempo, as células envolvidas na inflamação – incluindo as enzimas ciclooxigenase (COX-1 e COX-2) começam o reparo inicial do tecido e dão início ao desenvolvimento de um novo osso. A aspirina e o ibuprofeno, entretanto, inibem essas enzimas.

Isso significa que é melhor evitar esses analgésicos o máximo possível. Obviamente, se você estiver com muita dor, precisará de algum alívio, então converse com seu médico, mas quanto mais você puder evitar esses analgésicos específicos, melhor. 

Felizmente, existem alternativas. Eles incluem:

  • Paracetamol
  • Vitamina C – alguns estudos descobriram que pode aliviar a dor de fraturas
  • Ácidos graxos ômega-3, que são antiinflamatórios naturais que não interferem na cura, pois não afetam as enzimas Cox-1 e Cox-2
  • Cúrcuma, que também é um antiinflamatório natural
  • A bromelaína, que vem do abacaxi, ajuda a diminuir o inchaço
  • Arnica, que ajuda a aliviar o inchaço e a inflamação
  • Alho, que reduz a inflamação

Uma vez retirado o gesso, você também pode usar diariamente óleos essenciais para ajudar a aliviar a dor, Helichrysum, abeto e cipreste, quando esfregados na área pode ajudá-lo a se sentir melhor – sempre misture primeiro com um óleo veicular, como azeite de oliva ou óleo de jojoba. O creme de arnica também pode ajudar.

5. Melhore seus hábitos de sono

Enquanto você dorme, seu corpo fica mais ativo realizando reparos. Se você não dormir o suficiente na maioria das noites, a cura pode ocorrer mais lentamente.

E se o seu osso quebrado estiver interferindo no seu sono? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Eleve a área ferida: A maioria dos ossos quebrados requer elevação. Isso pode dificultar o sono. Se você tiver uma cama ajustável, será fácil. Caso contrário, use travesseiros para gerenciar a elevação de uma forma que permita que você descanse.
  • Reduza a chance de danos: pode ser difícil dormir enquanto um osso está se curando, pois você pode se preocupar em rolar sobre ele e danificá-lo de alguma forma. Novamente, os travesseiros podem ajudar. Considere travesseiros longos, que têm maior probabilidade de mantê-lo onde você deseja, para que você não precise se preocupar com isso.
  • Banir seus animais de estimação: Se seus animais de estimação normalmente dormem com você, pode ser hora de fazer uma mudança até que você melhore. Se você não suporta ficar separado, certifique-se de que os animais durmam no chão e não na cama com você.
  • Experimente chás para dormir: alguns chás de ervas podem ajudá-lo a relaxar e adormecer mais facilmente quando consumidos antes de dormir. Experimente camomila, lavanda, valeriana, erva-cidreira e passiflora.

E aí, gostou do post? Te ajudou de alguma forma? Deixa aqui nos comentários!

A gente se vê no próximo!

Grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *